“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

quarta-feira, outubro 15, 2014

Passa a 19 de Outubro, mais um aniversário do Crash bolsista de 1987

Para aqueles que perderam esse evento, ou para outros que já não se lembram dele, num pequeno vídeo recorda-se como foram vistos então os acontecimentos desse dia (Black Monday). O "especialista" aqui entrevistado é Paul Tudor Jones, um grande trader de "futuros" dessa época que continua a exercer esse "comércio" hoje.

Segundo ele, o Crash de Outubro de 1987 foi o maior colapso do mercado na moderna história do mercado de acções. Maior ainda que o de 1929 Black Tuesday), considerando-o numa base percentual. Lições para o futuro a que se deveria e deve prestar atenção:
1. O mercado faz o que sempre faz, que é sempre para enganar 99% das pessoas. É essa a natureza do mercado.
2. Depois, ele o "mercado", essa estranha agremiação interactiva de pessoas sem rosto, pede ao governo para intervir a socorrer as coisas. E é o que o Governo (de pessoas com rosto) fez e tem feito continuamente desde então. Colmatar as sucessivas quedas do dinheiro fictício criado a partir do nada em bolsa, com dinheiro real criado com o trabalho acumulado pelos contribuintes.

Etiquetas:

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com