“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

segunda-feira, junho 09, 2014

o verdadeiro dia D aconteceu em Estalinegrado

Em 1941, quando a Alemanha Nazi lançou a invasão da URSS, a sua potência industrial era mais do dobro da dos soviéticos. Depois que os nazis conquistaram toda a região ocidental da União Soviética, a desproporção de forças entre os dois países tornou-se esmagadora. No início do Verão de 1942, aproveitando-se da ausência de uma segunda frente na Europa e sabendo que ela não seria aberta tão cedo, Hitler concentrou três quartos dos seus exércitos na frente oriental, ou seja, mais de 6 milhões de homens, 3.300 carros de combate, 3.400 aviões e 43.000 canhões. No final do Verão, a conquista de Estalinegrado, nas margens do Volga, parecia iminente, mas a resistência soviética tornou-se de tal modo encarniçada que o "invencível" exército nazi, que ocupara a França num mês, o mais que conseguiu, ao fim de semanas de combates, foi tomar algumas ruas da cidade, à custa de perdas terríveis (...)

A 30 de Janeiro de 1943, Churchill reconhecia na Câmara dos Comuns que "todas as nossas operações militares foram numa escala insignificante se comparadas com o esforço gigantesco da Rússia" e, numa carta a Staline, manifestava o seu "reconhecimento" e prometia "fazer o mais possível para vos ajudar".

Mapa interactivo da evolução da2ª Grande Guerra
http://english.pobediteli.ru/flash.html?DR=0

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com