“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

sexta-feira, novembro 08, 2013

A CRISE FAVORECE ESCANDALOSAMENTE AS GRANDES FORTUNAS

Alfredo Barroso:

O «Diário de Notícias» anuncia hoje, dia 8, em primeira página, que - segundo o «Relatório de Ultra Riqueza no Mundo 2013», do banco suíço UBS - o número de multimilionários em Portugal - com fortunas superiores a 25 milhões de euros - aumentou 10,8 %, para 870 pessoas, no último anos, apesar da crise que se vive no nosso país. O relatório confirma que, em Portugal, não só cresceu o número de multimilionários como aumentou o valor global das suas fortunas, de 90 para 100 mil milhões de dólares (mais 11,1 %).

Segundo este estudo, o crescimento do número de multimilionários em Portugal, um dos países mais flagelados pela crise na Europa, foi maior do que a média europeia (8,7 %) e o aumento do valor das fortunas foi também maior do que a média europeia (10,4 %). Em termos de valor total das maiores fortunas, Portugal surge em 13º lugar entre os países da Europa e em 12º lugar no que toca ao número de multimilionários, segundo o estudo da UBS. A crise parece ter sido também favorável às grandes fortunas no país em pior situação na Europa nos últimos anos, a Grécia, onde o número de multimilionários cresceu 11 % (para 505) e o valor das suas fortunas aumentou 20 % (para 60 mil milhões de euros). Em termos de aumento do número de multimilionários, Portugal só foi ultreapassado pela Alemanha (13 %), a Suiça (13,1 %), a Roménia (12 %), a Sérvia (11,1 %) e a Grécia (11 %). Convém acrescentar que aqui ao lado, em Espanha, o fosso que separa ricos e pobres tornou-se o maior da Europa, o desemprego tornou-se crónico e,apesar disso, segundo um estudo do Crédit Suisse, o número de multimilionários aumentou 13 % em 2012.

Boa altura para eu lhes recomendar a leitura do livro «Plutocrats - The Rise of the New Global Super-Rich», da autoria de Chrystia Freeland,antiga jornalista do «Finantial Times», do «The Economist» e do «The Washington Post», além de «deputy editor» do jornal canadiano «The Globe and Mail».

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com