“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

terça-feira, outubro 09, 2012

Lehman Brothers, Breve História e o Colapso

Na década de 1930, o Lehman subscreveu a oferta pública inicial da primeira fabricante de televisores, a Dumont, e ajudou a financiar a Radio Corporation of America (RCA). O banco também ajudou a financiar a indústria do petróleo em rápido crescimento, incluindo as empresas Halliburton e Kerr-McGee. Mais tarde, avançaram para a aquisição da Digital pela Compaq.

Sob a liderança de Peterson como Presidente e CEO, a empresa adquiriu a Abraham & Co. em 1975, e dois anos mais tarde fundiu-se com outra venerável empresa de génese judaica, a Kuhn, Loeb & Co. para formar o Lehman Brothers, Kuhn, Loeb Inc., desde então o quarto maior banco de investimento do país, apenas atrás de outros dois impérios de capitais judaicos - a Salomon Brothers e o Goldman Sachs  - e o First National Bank of Boston. Peterson conduziu a empresa de prejuízos operacionais significativos até cinco anos consecutivos de lucros recordes com um retorno sobre o património líquido entre os mais altos do sector da “indústria” de bancos de investimentos financeiros.

No início de 1980, com a desregulamentação iniciada na era Reagan começaram as hostilidades entre os banqueiros de investimento, empresas, comerciantes e especuladores imobiliários. 
Em Agosto de 2007, a Lehman Brothers fechou o seu sector subprime, o BNC Mortgage, eliminando 1.200 postos de trabalho em 23 localidades. Na terça-feira, 16 de Setembro de 2008, o Barclays Plc anunciou que iria adquirir "os despojos limpos" da falência do Lehman por 1,75 bilião de dólares, incluindo a maior parte das operações do Lehman na América do Norte. Em 20 de Setembro, a operação foi aprovada pelo Tribunal de Falências dos EUA (traduzido parcialmente da wikipedia)
.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com