“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

sexta-feira, maio 07, 2010

o ABC do autofagismo do neoliberalismo

(...) nos últimos quinze anos (até 2009), a economia grega tinha sido bastante bem sucedida. O seu crescimento económico (medido no PIB per capita) cresceu mais rapidamente que a média da UE. É verdade que agora o seu déficit é elevado (13% do PIB), e a sua dívida é também elevada (113%), embora não muito mais elevada que a dívida que se projecta para 2011 para a média dos países da OCDE e muito menor que a dívida do Japão (192% do PIB). O que aconteceu na Grécia, e na maioria dos países da OCDE, é que a diminuição dos rendimentos do estado, consequência da queda muito acentuada da actividade económica, provocou o crescimento do déficit. O que os liberais esquecem é que o problema do déficit baseia-se mais no déficit de rendimentos para o Estado (impostos), que na exuberância do gasto.
A Grécia é um país pequeno (que além disso tem uma fraude fiscal enorme), e o governo conservador anterior preferiu conseguir dinheiro dos bancos estrangeiros que aumentar os impostos das pessoas mais pudentes e assim corrigir a fraude fiscal. 95% do dinheiro que conseguiu, vendendo títulos, foi a bancos europeus. Por outras palavras, 95% da dívida do Estado grego possuem-na os bancos europeus (e muito em especial os alemães). Estes bancos compraram os títulos gregos em massa e a preços muito reduzidos. Tem milhões de euros em títulos. Estes títulos têm-nos assegurados no que se chama Credit Defaults Swaps (CDS); o que quer dizer que a garantia dos títulos não se baseia no seu preço real, mas num preço fictício, resultado da especulação. Daí as campanhas dos bancos e dos hedge funds (fundos de carácter especulativo) a fim de inflar o preço dos títulos que geram um juro exorbitante de 7% ao ano. E estão a aforrar-se como consequência deles. Disto, os liberais nem falam.
Mas este crescimento exuberante dos juros dos títulos tem que ser pago pelo cidadão grego à custa de ajustar o cinto. E aí está o Pacto de Estabilidade, o instrumento por antonomásia de rectitude monetária. O que se diz ao cidadão grego é que tem de ser mais austero, viver com menos transferências e serviços públicos e reduzir os seus benefícios sociais e laborais. Tudo isso para que se possa pagar aos bancos os seus escandalosamente altos benefícios bancários, baseados em mera especulação. E os bancos têm as suas próprias agências de certificação (que estão no seu bolso), que catalogam os títulos dos estados segundo a vontade dos governos de seguir as instruções dos bancos (que se chamam os mercados financeiros).
Ora bem, esta descida do gasto público está a criar um enorme problema, pois acentua mais a recessão e dificulta a recuperação em todos os países da zona euro e não só nos países mediterrâneos (e Irlanda), mas também nos países centrais, incluída a Alemanha. A austeridade de gasto público (iniciada já com as reformas Schroeder) na Alemanha, juntamente com a falta de crescimento dos salários naquele país, faz com que a escassa procura interna esteja a impossibilitar o estímulo económico necessário para sair da crise. Daí que os círculos liberais e conservadores que governam na Alemanha tentem basear a recuperação económica no crescimento das exportações. Mas o problema é que a grande maioria das exportações na Alemanha (2/3 partes) vão para os países da zona euro que não estão a importar pelas mesmas razões: as práticas de austeridade (baixa de gasto público e de salários), que estão a impossibilitar que se importem os produtos alemães. Daí que o comércio alemão e europeu se esteja a paralisar. Na realidade, na Irlanda, onde mais se aplicaram as receitas de austeridade (tal como na Lituânia), o PIB diminuiu nada menos que 8% (em 2009), desembocando aquele país numa profunda recessão. Algo igual ocorrerá na Grécia (e pode ocorrer em Espanha se as políticas de austeridade não mudarem). O pacote de ajuda da UE à Grécia que Zapatero, Presidente da UE, organizou, é uma medida necessária mas profundamente insuficiente, pois a solução para a crise da Grécia passa por mudanças mais profundas do que a UE está a considerar, pois é necessária uma volta de 180º nas suas políticas, passando de políticas liberais a políticas keynesianas de estímulo da procura. Quando se acreditava que a presente crise (gerada pelas políticas liberais) significaria o fim do neoliberalismo, resulta que, paradoxalmente, estamos a ver como a maioria dos governos da UE, alentados pelas suas instituições (tanto o BCE, como a Comissão Europeia e o Conselho Europeu) estão a reincorporar tais políticas.
(Indymedia)

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com