“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Cavaco: um passo para a mudança!

















Há muito que é um dado adquirido que a Revolução, mais do que um processo educativo e gradual, é um acto espontâneo. De gradual apenas tem o esvaziar lento das muitas barrigas que compõem as massas, pois com a barriga cheia poucos são aqueles que conseguem ter uma visão critica da realidade disforme que os circunda.
Albert Cossery diz que enquanto as massas tiverem comida na mesa, por tão pouca que seja, não pensam em Revolução. E é claro que podemos estender a palavra comida a tantas outras coisas essências à vida, que a dada altura podem ser negadas, como é o caso daquelas coisas com que aprendemos a viver, e sem as quais a nossa existência perderia muito do seu sentido: a perda de certos direitos de forma a retroceder a tempos antes ultrapassados.
Portugal é neste momento um exemplo dessa situação, em que apenas as luzes que nos apontam para a cara, com o intuito de ofuscar, atenuam um pouco essa realidade que caminha cada vez mais para um fosso imenso. Posto isto, e analisando toda a história politica nacional recente, principalmente duma perspectiva libertária, não pode ser negado que o melhor resultado das presidenciais que poderia ser alcançado foi a vitória de Cavaco Silva.
Não acreditando nem no Estado nem em qualquer líder politico, e partidário, não posso vê-los a todos senão como meros palhaços demagogos que apenas cumprem o seu papel, quase rotineiro, e que, como aconteceria com qualquer ser humano, põem os seus interesses à frente dos de outros. Logo, as parvoeiras reformistas que cada um apresenta como solução, sejam eles de Esquerda, Centro-Esquerda, Direita, Frente ou seja o que for, apenas vão alimentar este ciclo vicioso em que a situação, que já é má, se não piorar, apenas estabiliza e que, como tal, não servirá como algo mais que um sedativo para as massas, iludidas com a esperança de dias melhores, e um adiamento dessa tão desejada revolução.
Cavaco parece-me, no entanto, o único líder capaz de trazer uma mudança visível, já que é o único com uma visão suficientemente grandiosa capaz de enterrar este país, que nos leve para uma situação consideravelmente mais critica do aquela para que já íamos caminhando.
De outra forma, não podia considerar outro resultado como sendo melhor que este, pois Cavaco é o único líder que pode estimular esta transformação se conseguir impor as suas ideias e vontades. Que o desemprego, a fome, a miséria e a opressão se abatam por Portugal é o que eu mais desejo.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com