“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

sábado, outubro 29, 2005

Quatro maiores bancos lucram 727 milhões de euros

Alexandra Figueira:

"Os quatro maiores bancos privados portugueses viram os seus lucros aumentar, em média, 20% na primeira metade deste ano, quando comparada com o mesmo período do ano passado. Contas feitas, Millennium BCP, Espírito Santo, BPI e Santander Totta embolsaram mais 143 milhões de euros. No total, os lucros dos quatro bancos atingiram 727 milhões.

A Caixa Geral de Depósitos, o maior banco nacional ( e líder nos lucros no ano passado), só apresentará os resultados dos primeiros seis meses do ano em meados de Agosto.

Totta ganha 167,5 milhões
A maior subida nos resultados líquidos do semestre foi protagonizada pelo banco espanhol, que viu os lucros dispararem mais de 32%. O Santander Totta lucrou 167,5 milhões de euros em apenas seis meses, uma subida de 32,4% que a instituição liderada por Horta Osório justifica com o aumento das receitas correntes e o controlo de custos, nomeadamente a diminuição do crédito vencido.

O banco com maiores lucros absolutos, contudo, continua a ser o liderado por Paulo Teixeira Pinho. O Millennium BCP atingiu resultados líquidos superiores a 300 milhões de euros, reclamando uma subida comparável - operacional - de 21%.
Em termos absolutos, contudo, o aumento foi de apenas 2%, já que, no ano passado, três factores contribuíram para inflacionar as contas a adopção das novas regras contabilísticas internacionais (IAS) e duas operações de venda - em Maio, de uma carteira de crédito automóvel polaca (a PTF) e, um mês depois, da participação de 4,08% no banco espanhol Sabadell. Estas duas vendas por si só renderam ao BCP 46,9 milhões de euros, uma receita que não se voltará a repetir.

O Banco Espírito Santo continua a ser o terceiro maior dos privados em matéria de lucros. No semestre, apresentou ao mercado um resultado líquido consolidado de 149 milhões de euros.
Já o BPI (que aparece em número dois em matéria de aumento de lucros, a seguir ao Santander), viu o resultado líquido crescer 22%, para mais de 107 milhões de euros"

resumindo: - Os Bancos têm de lucro por mês 116 milhões de euros!, e

Dívidas das famílias aumentam

"Os juros pagos sobre empréstimos contraídos são uma das principais fontes de rendimento da banca e as famílias portuguesas estão cada vez mais endividadas. A estimativa do Banco de Portugal, publicada no Boletim Económico da Primavera deste ano, aponta para uma taxa de 117% no endividamento das famílias, em 2004. É uma subida de sete pontos percentuais face a 2003 e mais do triplo do que se verificava em 1995. Isto significa que as famílias necessitavam de ter rendimentos superiores em 17% ao que têm, para pagar as dívidas assumidas. O próprio Banco Central classifica o valor como "muito elevado, em termos internacionais". A subida do endividamento é justifica pelos "níveis historicamente baixos das taxas de juro", pela diminuição dos "spreads" praticados (a margem de lucro de quem empresta dinheiro) e ao alargamento do prazo de pagamento dos empréstimos".
----
e as despesas correntes para os consumidores tambem aumentam, enquanto que:
- A EDP teve só neste ano de 2005 até Setembro o lucro de 353 milhões de euros
- A GALP tem de lucro até Setembro 2005 - 399 milhões de euros
- A BRISA tem de lucro ate Setembro 2005 163 milhões de euros
----
PS:
espero bem que compreendam, que nós é que estamos a pagar o investimento que é a guerra contra o Iraque.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com