“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

sábado, outubro 29, 2005

Dizem que a Segurança Social está à beira da ruptura, pudera!

O que espanta é que ainda não o esteja já! O desejo dos capitalistas é de acabar com a Segurança Social para impor um esquema de reformas através de fundos de pensões privados como ocorre nos EUA e no Japão. Nestes países, ocorrem de vez em quando falências (fraudulentas ou não) desses tais fundos, que utilizam o dinheiro dos trabalhadores para jogar na bolsa. Quando tal acontece, os trabalhadores reformados ficam na miséria.
A Segurança Social tem sido descapitalizada de várias maneiras ao longo dos anos:
a) pelos patrões que não entregam as somas que correspondem a essa parte do salário dos trabalhadores; esta dívida já ascende a 2,9% do PIB!!!
b) pelo estado, que tem vindo a entregar fatias da gestão da Segurança Social a empresas privadas, que gerem muito mal e sem que haja sanções contra elas;
c) pelos governos sucessivos, que têm retirado fundos próprios da segurança social, para aplicações de dúbia utilidade pública, não repondo as verbas, ou quando o fazem, não remunerando o capital emprestado à força;
d) pelos sucessivos orçamentos aprovados na assembleia da república, pelas sucessivas maiorias parlamentares, em que as dotações do orçamento do estado são insuficientes para cobrir os chamados "regimes não-contributivos" ou seja pensões de pessoas que nunca descontaram, mas que por uma questão de solidariedade social lhes é atribuída a pensão mínima; são muitos os casos como sabemos, neste país.
http://dn.sapo.pt/2005/07/18/
----
Fundos Pensões da Banca
Eis um resumo dum estudo de Eugénio Rosa que diz que a banca paga metade da taxa de IRC, as remunerações dos trabalhadores representam apenas 30% do “VAB” do sector, e faltam 530 milhões de contos nos fundos de pensões. Entre outras coisas... O estudo completo pode ser encontrado em:
http://infoalternativa.fateback.com/autores/eugrosa/eugrosa057.htm

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com