“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

domingo, setembro 25, 2005

"Xanana Gusmão Acusa a Austrália de "Má Fé": "Roubam-nos o Petróleo e Depois Fazem Conferências Sobre Transparência"

entrevista de Adelino Gomes
http://jornal.publico.pt/publico/2004/04/27/Destaque/X01.html (excl.linkador/pagador)

Em todas as minhas saídas tenho falado disto com chefes de Estado e de Governo. Uns dizem "chocante, chocante"; outros "vamos ver"; outros ficam apáticos. Agora é tempo de nós gritarmos: "Não, isso é usurpação". A má fé [dos australianos] é que prevendo que nós íamos pôr o caso no Tribunal Internacional, saíram da sua jurisdição. Que pouca vergonha! Utilizam todos os meios sujos para nos dizerem que não temos direito [à exploração do petróleo que reclama]. Como nos disseram que não tínhamos direito à independência; que estávamos muito bem com a Indonésia. [A Austrália] Foi o único país de cariz ocidental que reconheceu a integração. Porquê? Por causa do petróleo. E depois aparece no fim de eles já terem queimado tudo. Eles que já estavam preparados desde 98! Não é porque somos pequenos que nos vamos calar.

P. - Admite a hipótese de pedir a mediação internacional?
R. - Estou a alertar a opinião pública e os governos amigos. Aos doadores, inclusive, que desde 2000 nos estavam a apontar para as receitas do mar dizendo: 'Não pensem que vão depender da nossa ajuda. Olhem ali para o mar. Assinem já o acordo'. Recebemos todas as pressões possíveis nesse ano e no seguinte.

P. - Agora...
R. - Agora dizem que não vai haver mais "grant"[doação]. E que temos que pensar no "soft loan" [empréstimo suave]. "Soft loan" em termos de quê? Vamos pedir dinheiro e depois pagamos com quê? Se o vizinho grande, poderoso, nos rouba o dinheiro para pagarmos o "grant", vamos ficar endividados. Vamos ser mais um nesta lista de endividados do mundo inteiro,"

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com