“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

quinta-feira, setembro 08, 2005

10% mais ricos consomem uma riqueza 15 vezes superior à dos 10% mais pobres

O Relatório do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra que a sociedade portuguesa é a mais desigual, no contexto da União Europeia (UE), com o fosso mais cavado entre ricos e pobres.
Em Portugal, os 10% mais ricos consomem 29,8% da riqueza do País. Os 10% mais pobres apenas 2%. Em Espanha, esses números são 25,2 % e 2,8%. Na generalidade dos países da UE, a proporção da riqueza nacional que cabe aos desfavorecidos é sempre maior do que em Portugal. Em países ricos, por exemplo, na Finlândia ou Suécia, a fatia que cabe aos 10% mais pobres ronda os 4% do consumo total desse país.
Segundo estes números, a sociedade portuguesa tem um desequilíbrio entre ricos e pobres semelhante ao dos Estados Unidos. Os 10% mais ricos consomem uma riqueza 15 vezes superior à dos 10% mais pobres.
A tendência descendente de Portugal neste índice da ONU já vem do ano passado. No relatório de 2004 (os indicadores referem-se sempre a dois anos antes) o País caiu três lugares relativamente a 2003, ano em que tinha ficado em 23.º lugar (o melhor de sempre).
http://luta-social.blogspot.com/

UNICEF: 50 milhões de crianças vivem na pobreza nos países ricos

De acordo com um novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), divulgado na sede da ONU, em Nova York, mais de 50 milhões crianças vivem hoje em total estado de pobreza nos países mais ricos do mundo. O estudo aponta o fenômeno em 17 dos 24 países mais ricos do mundo, entre eles nos Estados Unidos, onde a situação da criança vem se degradando, apesar dos esforços para reverter o problema. Segundo o documento, mais de 20 por cento das crianças norte-americanas vivem em condição de pobreza. Na Europa a pior situação é encontrada na Itália, Portugal e Grécia. A Noruega e a Suécia são os países onde a pobreza infantil é quase inexistente, segundo o relatório do UNICEF. http://www.un.org/av/radio/portuguese/2005/mar/050301.html

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com