“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

terça-feira, abril 05, 2005

Petróleo em alta já vai quase nos 60 dólares

Publico
Agência Internacional de Energia dá fortes sinais de preocupação e vários países asiáticos estão a accionar medidas de contenção

Preços do petróleo batem recordes apesar do aumento da oferta
Nova York, 16 mar (EFE).- A forte diminuição dos stoks de gasolina e de gasóleo nos Estados Unidos levou o petróleo a registrar preços recordes nos mercados de Nova York e Londres nesta quarta-feira, apesar da decisão da Opep de aumentar imediatamente a sua oferta.
O preço do barril do Petróleo Intermedio do Texas (WTI, leve) para entrega em abril chegou a 56,40 dólares, fato inédito até agora no mercado de matérias-primas de Nova York (Nymex).

Diário Economico
IEA revê em alta procura para 2005
Agência Internacional de Energia (IEA) reviu hoje em alta de 330 mil barris diários a procura de petróleo para este ano, actualmente estimada em 84,3 milhões de barris por dia.
A AIE atribui esta revisão às baixas temperaturas que se fazem sentir e que são susceptíveis de fazer subir a procura de petróleo em mais de 100 mil barris por dia.
Outro factor que fez aumentar a previsão em mais 130 mil barris diários é a convicção generalizada de que a economia norte-americana se vai manter dinâmica no primeiro semestre deste ano.
Por fim, o consumo diário da China, primeira beneficiária do dinamismo da economia dos EUA, foi revisto em mais 100 mil barris.
A procura de petróleo na China deve aumentar este ano 7,9%, face a 2004, para 6,88 milhões de barris diários.
O ano passado, o consumo de petróleo por parte da China aumentou em 15,6%.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com