“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

sexta-feira, abril 29, 2005

4 - O cidadão europeu

( Artigo gentilmente surripiado a http://shortdickman.blogspot.com/ )

§ Está viciado no consumo excessivo
§ Precisa de ordenados altos para sustentar o seu hábito de consumo
§ Possui direitos adquiridos de ordenado e trabalho
§ Os imigrantes ameaçam os seus direitos adquiridos pelo facto de aceitarem condições mais precárias de trabalho.
§ A classe media inicia o seu processo de descapitalização através dos grandes aumentos de preços e impostos.
§ Manifestações civis expressam esse descontentamento
§ As taxas de desemprego aumentam e com elas o descontentamento e a confiança económica que fazem automaticamente diminuir o consumo de bens de segunda necessidade.
§ Cada trabalhador tem agora indirectamente que produzir para si e para outros cidadãos improdutivos através do pagamento de altos impostos ficando o seu ordenado líquido significativamente diminuído.
§ O populismo e a luta pelo poder das classes politicas leva a propagandas de empregabilidade dos desempregados na função pública o que aumenta as despesas públicas e os impostos dos produtivos do sector privado e a sua consequente descapitalização.

Plano prospectivo:
§ Os cidadãos europeus começam a depositar a culpa do seu decréscimo de vida nos imigrantes que tornaram precárias as suas condições de trabalho.
§ Há a possibilidade de desenvolvimento de mecanismos racistas e xenófobos contra as pessoas de fora
§ Poderá haver uma tendência a uma viragem à direita da maioria dos países europeias
§ Haverá ainda a possibilidade de acordos que permitam uma maior autonomização do poder politico nos países europeus o que poderá originar regimes políticos autoritários. A dialéctica marxista foi acusada como falsa cedo demais.
§ Não creio que desemboquemos num regime comunista tal como o próprio o previa mas que o nosso regime capitalista colapse por fim sob uma grande terceira guerra aparecendo no limite um regime diferente daquele em que vivemos hoje.

Conclusão
O capitalismo é um regime económico que apenas pode viver de desigualdades. As desigualdades trazem grandes benefícios para as empresas…como para os cidadãos dos países desenvolvidos.
As empresas, núcleo fundamental do sistema capitalista parecem elas também estar a ser grandes vítimas desta nova onda globalizante.
Mais uma vez assistimos à armadilha da história clastriana ao vermos o capitalismo desembocar na globalização que tornará o mundo num espaço muito mais igualitário, e muito mais colapsante para o novo estado, para o novo modo de produção, para um novo estado de exploração do homem pelo homem!

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com